Conheça um pouco sobre nossa entidade, seus objetivos e sua abrangência,
O Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) é uma entidade representativa do setor profissional contábil, que desenvolve e participa de relevantes serviços em benefício de toda a comunidade sul catarinense, por meio da atuação efetiva de seus componentes em importantes ações empresariais, sociais e comunitárias.
Uma de suas atribuições é representar perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais de sua categoria profissional de contabilistas ou de interesses individuais de seus associados.
Sua base territorial envolve os municípios de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga, Orleans e Lauro Müller, contando com aproximadamente 140 sócios, entre proprietários de escritórios, contadores e técnicos em contabilidade.
Já as reuniões de diretoria ocorrem quinzenalmente, quando são discutidos e encaminhados assuntos de interesse da classe contábil.
Referência no Estado como entidade forte e participativa, o Sindicont conta com sede própria na Rua Antônio Cardoso de Aguiar, 115 – CEP 88813-013, Bairro Próspera, Criciúma/SC, atendendo em horário comercial.
Gestão 2024-2026
Eduardo Macarini Speck
Rafael Espíndola Silva
Rodrigo Westrup
Cledonir João Damiani
Diogo Macedo Cancelier
Sandra Helena Vieira
Ledia Theresinha Zaccarão
Vanderlei de Amorim Garcia
José Fiorindo Fontana
Marcos Patrício Viscardi
Eduardo Silveira
Saiba um pouco sobre nossa trajetória até chegar ao que hoje somos.
No final da década de 60, com a reforma tributária, os contabilistas passaram a trocar informações com mais frequência. Nascia então a ideia de se criar um Sindicato dos Contabilistas, para unir e fortalecer a categoria, tendo como um dos seus idealizadores Rodeval José Alves.
Mas primeiro era necessário formar uma associação profissional, que deveria funcionar por um ano e depois ser solicitado ao Ministério do Trabalho o direito de se tornar sindicato.
Uma reunião no dia 07 de outubro de 1968 tratou da fundação da Associação Profissional dos Contabilistas de Criciúma, aprovação do estatuto e escolha de uma diretoria provisória para administrar essa associação até a obtenção da sua investidura sindical. O reconhecimento pelo Ministério do Trabalho aconteceu no dia 22 de outubro do mesmo ano.
A associação foi transformada oficialmente em sindicato no dia 1º de outubro de 1969, quando Waldir Duminelli foi eleito e empossado como presidente da entidade, com mandato de três anos. Na mesma ocasião, tomaram posse: José Gava, como secretário, e Antenor Felippe, como tesoureiro.
Quando o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma foi fundado, existiam apenas os sindicatos de contabilistas de Florianópolis e de Joinville.
Nessa época já estava entre os planos do sindicato a criação do Colégio Comercial de Ciências e Administração, que foi fundado em 1970, tendo como entidade mantenedora o Sindicont por mais de 15 anos e formando técnicos em Administração e Secretariado.
Mercado de trabalho, valorização profissional, participação social e integração da classe já eram preocupações no início das atividades do Sindicato dos Contabilistas. Destaque para a tabela mínima de honorários para a classe, bem como a criação do décimo terceiro salário para os escritórios de contabilidade.
Outras conquistas tiveram a participação do sindicato ao longo de sua história: a criação do Curso Superior de Ciências Contábeis em Criciúma em 1975, a implantação da Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade no município, a fundação da Federação dos Contabilistas do Estado de SC, a instalação dos serviços da Junta Comercial, entre outras, como a parceria com o Próspera Clube Recreativo, hoje Clube dos Contabilistas.
Uma aquisição importante para o Sindicont foi a sede própria em 1978 no Centro da cidade, além de inúmeras vantagens e benefícios, como parceiras para a realização de cursos de aperfeiçoamento com a Unesc, o CRCSC, a Fecontesc, o Sescon e outras, que resultaram numa melhor qualidade dos serviços contábeis na região.
O livro conta a trajetória dos 40 anos do Sindicont, completados em 2008: Como nasceu, as conquistas e lutas, além das realizações ao longo de cada gestão. Em capítulos à parte, um pouco da história do Próspera Clube Recreativo/Clube dos Contabilistas e do Colégio Comercial de Ciências e Administração de Criciúma.
Leia a versão online